O curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional trouxe a pesquisa como um dos seus princípios formativos centrais. Em tempos de aligeiramento e de assujeitamento do profissional da educação às demandas de mercado, esse curso surgiu como um oásis nos desertos que atravessamos quando nos colocamos a estudar e ou mesmo a construir propostas para a formação de professores.1 Afinados com o sentido da formação em sua inteireza, não nos interessava oferecer uma certificação de especialistas em gestão escolar aos estudantes; a intenção foi assumir a perspectiva da formação em fluxos tramados, contínuos, que tivesse nos próprios movimentos da vida e da profissão, o sentido da/para a formação. Agora, em posse deste trabalho cuidadoso e ousado, concretizado através dos vinte e um artigos que compõem esta coletânea, podemos perceber e afirmar que as produções aqui apresentadas são multiplicidades das multiplicidades que gestaram o próprio curso.O curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional trouxe a pesquisa como um dos seus princípios formativos centrais. Em tempos de aligeiramento e de assujeitamento do profissional da educação às demandas de mercado, esse curso surgiu como um oásis nos desertos que atravessamos quando nos colocamos a estudar e ou mesmo a construir propostas para a formação de professores. Afinados com o sentido da formação em sua inteireza, não nos interessava oferecer uma certificação de especialistas em gestão escolar aos estudantes; a intenção foi assumir a perspectiva da formação em fluxos tramados, contínuos, que tivesse nos próprios movimentos da vida e da profissão, o sentido da/para a formação. Agora, em posse deste trabalho cuidadoso e ousado, concretizado através dos vinte e um artigos que compõem esta coletânea, podemos perceber e afirmar que as produções aqui apresentadas são multiplicidades das multiplicidades que gestaram o próprio curso.