A obra Vozes e vidas de jovens escolares LGBTQIA+ insere-se no campo da educação em sexualidade, na perspectiva da promoção da saúde e dos direitos humanos. Por meio de uma escrita envolvente, ilustra trajetórias escolares e experiências afetivossexuais de jovens LGBTQIA+ participantes de um projeto de educação em sexualidade em uma escola do Distrito Federal. O livro é baseado em relatos de jovens LGBT que coordenaram um projeto premiado pela Unesco em 2002 e que, durante 18 anos, promoveu ações de educação em sexualidade, promoção da saúde e direitos humanos em espaço escolar, atualmente transformado em uma Organização Não Governamental (ONG). As duas jovens e o jovem participantes da pesquisa, que contaram suas histórias, foram uma mulher trans, uma mulher cis lésbica e um homem cis gay. As histórias O menino que conversava com as árvores (Luca, homem cis gay), Sou voz e falo o que nunca tive oportunidade de falar! (Adeline, mulher cis lésbica) e Corri para fugir do frio [...]