O Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória - GEM, ao longo de dez anos organizou uma importante base de dados documental(séculos XIX e XX), de natureza e tipologia bastante diversificadas, na qual incorporou desde documentos oficiais - legislação, relatórios, processos e correspondências - emanados dos poderes Executivo e Legislativo, perpassando pela documentação escrita, fotográfica e mobiliária de cunho privado (institucional, eclesiástica, pessoal e familiar), até a produção de novas fontes, através de um projeto embasado na história oral, cujo objetivo é recuperar a fala de antigos professores, administradores e funcionários que participaram do sistema de ensino mato-grossense, século XX. A presente Coletânea consubstancia parcela dos resultados de pesquisa e reflexão de quatro integrantes do Grupo - Elizabeth de Sá Poubel Silva, Ivone Goulart Lopes, Regina Aparecida Versoza Simião e Rosinete Maria dos Reis -, que, apoiados na documentação acumulada e contando com o espaço do GEM para reflexão e crítica, escolheram como objeto de investigação os instigantes e renovadores temas de suas dissertações de Mestrado. Os dois primeiros trabalhos dedicaram-se ao estudo de instituições escolares - Escola Normal de Cuiabá(volume 2) e o Asilo Santa Rita (volume 1) -, embasado em farta e inédita base empírica e em referenciais teóricos contemporâneos nos quais onde o percurso institucional conviveu harmoniosamente com o cotidiano escolar. Os outros dois temas - Grupos Escolares(volume 3) e Profissão Docente (volume 4) -, além de possibilitar uma visão mais contextualizada da evolução do processo educacional mato-grossense, permitiram, ao lado da documentação convencional, a fulguração da voz dos professores que atuaram em Mato Grosso na primeira metade do século XX. O conjunto desses quatro livros permite ao leitor não só recapitular momentos significativos da História da Educação mato-grossense, mas, também, perceber os avanços historiográficos implementados pelo Grupo Educação e Memória. O resultado desse movimento - empiria/teoria - ensejou uma nova História da Educação mato-grossense, que responde às indagações formuladas contemporaneamente e cuja base explicativa tem raízes no contributo do passado.