Geografia: espaço e vivência - Volume Único- Ensino Médio A 1ª edição do volume único Geografia: espaço e vivência para o ensino média foi lançada no mercado em 2004-2005 e aprovada nas duas avaliações do PNLD-EM que ocorreram desde então. Para a presente edição,a obra foi reformulada, atualizada e ampliada. Estrutura do livro O conteúdo do livro está organizado em unidades e capítulos, agrupados em seis unidades: I- A dinâmica da natureza e as paisagens geográficas II- A sociedade e a construção do espaço geográfico III- Os espaços urbano e rural no mundo contemporâneo IV- Brasil: Estado, território e regionalização V- A nova ordem e a regionalização do espaço mundial VI- Globalização, meio ambiente e desigualdades mundiais Cada capítulo apresenta um texto-base, de caráter explicativo, e um conjunto de atividades diversificadas: questões de compreensão, análise de imagens, mapas e gráficos, interpretação e produção de textos, pesquisa, sugestões de debates e de pesquisa. Conforme o tema tratado, acompanha ainda o  capítulo uma seção que aborda os conteúdos de cartografia – Espaço e cartografia.  Ao final de cada unidade há sugestões de livros, filmes e sites relacionados aos assuntos abordados e uma bateria de questões de vestibulares e Enem. O que o livro ganhou com a reformulação •Atualização de todos os dados do texto-base, mapas, gráficos e tabelas. •Reforço do conteúdo, com a ampliação e aprofundamento de temas já abordados e a introdução de novos temas. •Inserção de um capítulo específico na primeira unidade para o desenvolvimento de noções básicas de cartografia. A seção Espaço e cartografia permanece, promovendo o trabalho cartográfico contextualizado ao longo do livro. •Enriquecimento e ampliação das seções de atividades. •Especificação das habilidades e competências envolvidas nas atividades propostas. •Atualização dos textos extraídos de revistas e jornais. •Valorização das imagens e dos mapas. •Visual mais leve e arejado. Pontos fortes •Exposição do conteúdo em linguagem acessível, estimulando sempre a observação, a comparação, o levantamento de hipóteses e a reflexão. •Diversidade de recursos didáticos e atividades que incorporam diferentes linguagens, de textos literários a documentos visuais, incentivando o trabalho coletivo e a cooperação. •Estruturação dos conteúdos tradicionais do Ensino Médio a partir dos conceitos básicos da Geografia renovada: espaço geográfico, paisagem, lugar, região, território, cultura, globalização, tecnologia, redes e fluxos. •Riqueza de mapas, gráficos, tabelas, ilustrações e fotos, utilizados como objetos de análise e fontes de informação.