O livro História, Educação e Docência: 20 anos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIOESTE/Foz do Iguaçu foi idealizado como resultado de um projeto coletivo dos membros do Grupo de Pesquisa em Matemática e Educação Matemática (UNIOESTE/FOZ) que viram nesta data comemorativa a possibilidade de discutir e reavaliar as concepções sobre a primeira formação do professor de Matemática. Assim, com um olhar voltado para a história, que rememora desde o período da implantação do curso até os dias atuais, expomos os desafios enfrentados e as consequentes alterações desencadeadas nos Projetos Curriculares do Curso (PCC), refletindo sobre as ações de ontem para planejarmos um amanhã. Para estas discussões buscamos, também, através de uma pesquisa junto aos egressos, subsídios que indicassem a atual situação dos nossos ex-alunos a fim de avaliarmos se o perfil contido no PCC foi alcançado. Deste modo, investigamos, por meio de um questionário, aspectos ligados a sua formação acadêmica e formação continuada, a sua colocação e satisfação com relação ao mercado de trabalho e contribuições relativas à qualidade do curso. Tais elementos constituíram um importante rol de informações e contribuíram para melhor retratar estes profissionais. Ainda, a presente licenciatura foi debatida e expressivas considerações para ações futuras foram apresentadas. Portanto, acreditamos que esta leitura, além de mostrar esta rica história do trabalho coletivo de muitos docentes e acadêmicos nestes 20 anos, permitirá reflexões sobre os rumos e desafios das licenciaturas.