O estudo aqui apresentado tem como principal finalidade averiguar o contributo que a educação/formação de adultos (E/FA) pode dar a uma dinamização e à mudança do sistema educativo / formativo em geral, incluindo a sua dimensão escolar. Recorrendo a uma metodologia de interpretação textual, procedemos à destrinça analítica dos conceitos Educação e Formação, que consi-deramos estarem intrinsecamente implicados um no outro. A focalização nestes dois conceitos (ou binómio) será especialmente considerada no respeitante a Portugal, nomeadamente na possibilidade de uma educação/ formação permanente e comunitária corresponder a um incremento da autonomia pessoal e da participação da construção dos mundos sociais. Socorrendo-nos de uma análise de conteúdo de base documental e legislativa, avaliamos a continuidade existente entre a Escola Básica Integrada (EBI) e o actual Agrupamento de Escolas (AE). Até que ponto estas conceptualizações organizativas são devedoras da evolução ideológica ocorrida no âmbito da E/FA é algo que, gradualmente, vamos interrogando. Por fim, desenvolvendo até às últimas consequências os ideais educativos/formativos em que imergem a EBI e o AE, defendemos a criação de núcleos de educação/ formação global (ou integrada), que seriam verdadeiros postos de troca, desenvolvimento e de construção de todos os tipos de saber, e por todo o tipo de pessoas (ao nível etário, profissional, escolar, recreativo [...]) num mesmo espaço físico. CARLOS ALBERTO SEQUEIRA SILVESTRE, lecciona desde o ano lectivo de 1989/1990, é professor do Quadro de Nomeação Definitiva do 2.º Ciclo do Ensino básico, no Agrupamento Vertical de Torre de Dona Chama, bacharel em 1.º Ciclo, licenciado em Português-Francês, pós-graduado em Ciências da Educação na especialidade de Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas, mestre em Educação, na especialidade de Educação de Adultos, pela Universidade do Minho. A paixão por esta última vertente educativa/formativa data de 1992 e, desde então, tem procurado investigar e investir nesta área. Da sua actividade salienta-se o trabalho realizado na orientação pedagógica, nomeadamente, na Formação em Serviço, o trabalho desenvolvido na formação profissional, e as várias acções de formação orientadas na formação Contínua de Professores. Para além disso, já desenvolveu trabalho no CAE de Bragança (Ensino Recorrente e Educação Extra-Escolar), desempenhou funções sindicais tendo sido Secretário Regional do SEPLEU. Actualmente, encontra-se ligado ao processo de Reconhecimento e Validação de Competências (RVC) da Direcção-Geral de Formação Vocacional (DGFV).