Passados onze anos da criação do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), é muito interessante verificar como a estratégia de constituição de uma política pública, tomando por base o tripé: ofertar cursos (Decreto que obrigava a abertura de turmas do Proeja na rede federal), fazer formação dos professores (cursos de especialização) e realizar pesquisas sobre as experiências de Proeja (Edital Proeja Capes/Setec), deu frutos que seguem sendo colhidos até os dias atuais. Esse livro é mais um deles. A efetivação dos “Diálogos” como espaços de encontros e reencontros dos atores das experiências de Proeja, agora EJA Integrada a Educação Profissional no Instituto Federal de Goiás, socializada nesta produção, buscam evidenciar o que chamamos de “ineditismo” nestas experiências, que tem se revestido de “enormes desafios de natureza pedagógica, mas, também, e não menos importantes, de caráter político”, como assumem seus autores. Fica o convite aos leitores para acessarem as análises apresentadas nos diferentes capítulos e, na medida do possível, estabelecer e/ou manter novos pontos de vista sobre essas temáticas, mantendo o que acreditamos ser um profícuo diálogo permanente com a questão da integração entre EJA e Educação Profissional