A presença cada vez maior das tecnologias no cotidiano tem instigado o interesse de muitas pessoas em, além de consumir tais artefatos, conhecer seu funcionamento, a fim de obter o máximo de resultado de todo este avanço e também compreender os malefícios gerados. Assim, para a escola têm convergido olhares intencionados a avaliar seu potencial de formar este entendimento junto às novas gerações. A escola está pronta para isso? O que nos indicam os preocupantes resultados da maioria dos alunos brasileiros em avaliações internacionais, em especial, para o Ensino de Ciências e Matemática por um lado e, por outro, os promissores resultados de alguns poucos alunos em competições específicas? Os desafios colocados para a educação no campo do Ensino de Ciências e Matemática encontram eco no livro "Olhares sobre o Ensino de Ciências e Matemática". Neste, os autores apontam caminhos que podem contribuir para os debates e para as ações relativas a elementos que atormentam muitos professores e alunos, tanto das Ciências Naturais quanto da Matemática. Nas cinco partes que compõem a obra, são indicados resultados de investigações e suas análises relacionados à Formação e as Concepções de Docentes; à História no Ensino de Ciências e Educação Matemática; ao Meio Ambiente e o Ensino de Ciências; às Atividades Práticas; e ao Livro Didático no Ensino de Ciências e Matemática. As discussões e resultados apresentados são oriundos de pesquisas realizadas em diversos espaços da educação e coordenados por diferentes Grupos de Pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, também cadastrados junto ao CNPq, e por consequência, possui olhares sobre a realidade educacional, apontando caminhos viáveis. Para além de mostrar olhares e caminhos, a leitura desta obra poderá, sem dúvida, instigar a elaboração de novos caminhos, novos olhares...