A importância da identificação de atributos de diferenciação em mercados competitivos tem sido uma exigência cada vez maior para a sustentação das práticas organizacionais das empresas. No mercado imobiliário, em função do ineditismo de cada compra, tal consideração não poderia ser diferente. Este trabalho destina-se a realizar um estudo sobre os impactos dos atributos de diferenciação no mercado imobiliário de lançamentos residenciais, tendo como base a utilização de modelos de precificação e comercialização. Por meio de modelos foi possível analisar a importância relativa de "pacotes" de atributos, em função de diferentes perfis sociodemográficos e de consumo, avaliando os impactos para a formação de preços e demais condições comerciais de imóveis residenciais em lançamento e propiciando a verificação da existência de eventuais deslocamentos entre o comportamento da demanda e da oferta imobiliária. Neste trabalho, utiliza-se um método alternativo que pode propiciar a implantação de iniciativas privadas e políticas públicas voltadas ao estabelecimento de novas estratégias de lançamento imobiliário, designadas para cada tipo específico de empreendimentos e de acordo com as preferências dos consumidores e das características de cada localidade.