Quais as raízes da crise educacional que atualmente vivemos? O que é a crise de transição paradigmática e como ela repercute na escola? O que vem a ser uma antropologia da inteireza? Como pensar um projeto educacional a partir dela? Estas e outras perguntas são assumidas neste trabalho que, a partir das contribuições da Psicologia Transpessoal, e mais especificamente a partir do pensamento de Stanislav Grof, reúne elementos na perspectiva de construir possíveis respostas a estes grandes desafios no campo da educação escolar. O autor apresenta Stanislav Grof e sua proposição de uma nova cartografia para a consciência humana. A partir daí, fundamentado numa antropologia da inteireza, sugere caminhos para uma Educação Transpessoal. Para ele uma Educação Transpessoal considera além dos aspectos cognitivos, emocionais e políticos tradicionalmente levados em conta outros aspectos importantes para a construção da inteireza humana, entre eles o aspecto espiritual. Oferece, pois mais uma contribuição, em meio a outras já existentes, para a construção de novas propostas educacionais fundadas no compromisso com o desenvolvimento humano, a solidariedade, a transformação da sociedade e a esperança.