A grande maioria dos livros de negócios partem do pressuposto de que já sabemos quais são os nossos problemas: como fazer o downsizing da forma mais eficiente possível, como implementar a abordagem de reengenharia correta.Essas abordagens gerais presumem que o downsizing em si é o problema a ser resolvido -- sem questionar se é a solução correta para o problema em questão. O autor afirma que a capacidade de identificar os problemas certos, expressá- los corretamente e implementar soluções apropriadas é a verdadeira vantagem competitiva que diferencia indivíduos, organizações e sociedades bem-sucedidos do restante.O livro procura mostrar a gerentes, executivos, autoridades e cidadãos de todas as esferas como pensar criticamente: como identificar um problema verdadeiro e como abordá-lo com uma compreensão sólida de quem e o que está em jogo, bem como quais poderiam ser as diversas opções. Entre os itens das estratégias para a definição eficaz de problemas, a obra mostra como:escolher os envolvidos certos expandir suas opções expressar corretamente os problemas expandir as fronteiras dos problemas administrar os paradoxos inerentes aos problemas