O papel da escola na promoção de uma sociedade democrática é tema recorrente na literatura educacional e sempre presente na pauta de governos de diferentes países e continentes. No entanto, no Brasil, ainda são poucos os estudos que tratam da questão das diferenças na qualidade do ensino. Recentemente, tanto os governos quanto a sociedade civil brasileira, ainda que de formas diversas, deram-se conta de que perder a batalha da educação de qualidade é perder a oportunidade de crescimento econômico sustentável com justiça social. Pesquisas apontam o efeito positivo das conquistas educacionais na redução da desigualdade da distribuição de renda de forma global, mas a questão de quais escolas reúnem as condições para oferecer uma educação de boa qualidade e de como melhorar os resultados daquelas de qualidade ruim permanece como desafio a ser equacionado se quisermos assumir algum protagonismo no cenário mundial. Qual a eficácia da instituição escolar para promover mudanças na vida das pessoas que por ela passam? Quais elementos tornam algumas escolas mais eficazes que outras? Como medir o impacto da escola nas mudanças sociais que garantem um futuro com desenvolvimento sustentável e dignidade para todos? Este livro não oferece respostas, mas coloca ao alcance de todos o mapa da discussão de quem já enfrentou desafios análogos aos que o Brasil tem hoje.