O motivo principal desta obra é demonstrar que há uma relação fortíssima entre a melhoria de qualidade no atendimento e a conseqüente redução de custos. Para implantar um modelo funcional de gestão de custos e resultados, deve-se iniciar com mudanças organizacionais nos processos desenvolvidos e na identificação e captação dos dados imprescindíveis tanto para a melhoria de qualidade como para a implantação de um modelo informatizado de gestão de custos e resultados. Para isto, o livro apresenta o Grupo Gestor de Custos, indicando sua composição e responsabilidades. O Grupo é o elemento indispensável para implantar uma nova conscientização de custos via melhoria da qualidade na mente de todos que prestam serviços no hospital. A apuração de custos não existe como finalidade em si, mas como um indicador de onde melhoria pode trazer benefícios para os pacientes e para o hospital. O livro foi desenvolvido com base nas experiências práticas vividas na implantação do módulo wCustos em mais de 15 hospitais no Brasil. A solução é um modulo de um ERP global de gestão de soluções para hospitais da WPD Tecnologia (sede em Recife). O novo livro tenta apresentar uma visão mais prática não somente para implantação, mas também para a gestão de custos e resultados através dos diversos relatórios produzidos pelo sistema.