Publicada pela primeira vez em português, esta obra busca introduzir músicos e estudantes de música em geral nos conceitos teóricos básicos da música pós-tonal dos séculos 20 e 21. Comparada com a teoria tonal, iniciada há quatro séculos, a teoria pós-tonal ainda vive sua infância, mas experimentou crescimento prodigioso e demonstrou grande potência nas últimas três décadas. Nesse ambiente, segundo o autor, emerge um amplo consenso entre os teóricos acerca dos elementos básicos da música pós-tonal – nota, intervalo, motivo, harmonia, coleção –, que ele relata neste livro.

Nesta terceira edição, porém, a obra explora bem mais do que os conceitos básicos, os quais atualiza, oferecendo ao leitor adicionalmente informações sobre muitos dos desdobramentos recentes da teoria pós-tonal. Assim, inclui aspectos teóricos novos, como gráficos e redes transformacionais, teoria dos contornos, projeção compositiva, condução de vozes atonais, espaço de notas atonal, pós-tonalidade triádica e ciclos intervalares.

Sem pretensão de ser abrangente, esta edição, contudo, examina uma gama muito mais ampla de compositores e estilos musicais em relação às duas anteriores. Embora enfoque principalmente o repertório “clássico” pré-guerra de música (Schoenberg, Stravinsky, Bartók, Webern e Berg), recorre também a Adams, Babbitt, Berio, Boulez, Britten, Cage, Carter, Cowell, Crawford, Crumb e Debussy, entre vários outros artistas, para ilustrar os conceitos teóricos.