O legado do Patrono da Educação Brasileira vem sendo, sistematicamente, atacado por discursos fundamentalistas, retrógrados e moralistas. Discursos que afrontam não apenas a figura deste renomado educador, reconhecido mundialmente pela sua contribuição na educação, mas afrontam, sobretudo, a concepção daqueles que, num país democrático, mas ainda tão desigual, defendem o direito a educação de todas e todos, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Neste sentido, a reverência a Paulo Freire é um ato político de defesa de uma concepção de educação que, sendo direito, deve também ser capaz de ser transformadora.O compromisso ético-político deste autor com a Educação, por sua formação humanista e a influência marxista que o encontrou como andarilho, o fez ao longo de sua trajetória acadêmica ser porta-voz de várias críticas ao sistema capitalista e à escola por ele produzida, mas sem descuidar da esperança. Uma esperança expressa nas experiências que viveu na educação de adultos no mundo, nas proposições e caminhos possíveis que suas obras trazem como indicativo para a mudança da realidade da educação e da sociedade. Este é o esforço que se vê representado neste livro e que revela a coerência dos seus autores com o referencial teórico e metodológico que embasou as pesquisas da qual ele é fruto. (Maria M. Machado)