O autismo, desde a experiência de Jean Itard, sempre causou fascínio sobre aqueles que se dedicam ao seu estudo, educação e tratamento. Esta pesquisa buscou investigar o sentido deste fascínio nas suas determinações fantasísticas e ideológicas. Para tanto, abordamos a história das polêmicas em torno deste conceito, as imprecisões teórico-clínicas desde sua concepção e suas consequências para a educação inclusiva. Realizamos uma leitura crítica de alguns autores inspirados pelo ensino de Jacques Lacan, ao mesmo tempo em que elaboramos uma revisão à sua opinião literal, bem como a de Sigmund Freud. Trata-se aqui de um estudo bibliográfico, através do qual utilizamos os conceitos da psicanálise lacaniana, realizando, ao mesmo tempo, suas relações com o campo da Educação e da Política. As incursões por estes campos tomam autores como Slavoj Zizek , Colette Soler e Marie-Jean Sauret como referências que nos permitiram articular o fascínio em torno da figura do Autista aos movimentos multiculturalistas, exemplificados no movimento da neurodiversidade. Partindo em defesa da ética própria à psicanálise, percebemos que a consequência de uma leitura maniqueísta do autismo é o aparecimento de um quadro de intolerância jacente no discurso do respeito às diferenças, criando e reforçando a existência de espaços exclusivos para autistas, indo na contramão do que se pode entender como educação inclusiva.