Esta obra visa contribuir para uma maior divulgação do ensino e da importância do turismo e dos instrumentos de análise mais apropriados ao seu conhecimento. Destina-se, por isso, a todos aqueles que se interessam pelo turismo, em particular, estudantes e gestores públicos e privados. Sendo o produto de uma longa vivência com os problemas associados ao turismo e da pesquisa efectuada por puro prazer, os temas tratados reflectem a preocu-pação em evidenciar alguns dos aspectos menos divulgados, mas necessários ao cabal conhecimento do turismo, ou em relação aos quais se continuam a fazer interpretações erróneas e segundo uma perspectiva que acaba por lhe ser nefasta. Estruturada em 10 capítulos, o livro aborda questões essenciais da economia e política do turismo e é um auxiliar precioso para aprofundar conceitos e indicadores, conhecer o desenvolvimento do turismo português, debruçar-se sobre a procura e a oferta turísticas e os seus determinantes, estudar o funcionamento do mercado turístico, abordar a questão dos efeitos económicos do turismo e, ainda, familiarizar-se com algumas técnicas de avaliação dos recursos turísticos e obter uma perspectiva internacional de política do turismo.Afiliação do Autor: Universidade Lusófona, Instituto de Novas Profissões.College Division- Higher Education Division Índice: Prefácio.Prólogo.Capítulo I - CONCEITOS E MEDIDAS. Conceitos de turismo: Definição de turista, Conceito de turismo, Turismo social. Classificações de turismo. Turismo de minorias e turismo de massas - a qualidade no turismo. Tipos de turismo. Países ou centros emissores e países ou centros receptores. Medidas e índices: Entradas, Dormidas, Receitas e despesas turísticas, Permanência média, Capacidade de alojamento, Taxa de ocupação hoteleira, Índice de preferência, Sazonabilidade, Taxa de partida, Taxa de função turística, Índice de saturação turística. Classificações das viagens. Capítulo II - MOTIVAÇÕES TURÍSTICAS. As motivações e sua influência no desenvolvimento turístico. Capítulo III - O TURISMO NO MUNDO. Evolução do turismo e suas características: Idade clássica, Idade moderna, Idade contemporânea. Perspectivas de evolução do turismo. O turismo na economia mundial. O turismo em Portugal: Etapas do desenvolvimento do turismo português, Evolução recente, Distribuição espacial do turismo português, Posição do turismo português no turismo mundial, Limites do crescimento turístico português. Capítulo IV - A PROCURA TURÍSTICA. Noção e formação da procura turística. Necessidades turísticas. Utilidade turística. Elasticidade da procura turística. Consumo turístico. Determinantes da procura, Determinantes estruturais, Determinantes conjunturais. Capítulo V - A OFERTA TURÍSTICA. Noção e classificação. Produtos turísticos: Sugestões de produtos turísticos para Portugal, Estratégia de desenvolvimento baseada em produtos turísticos. Função da produção turística. Elasticidade da oferta turística. Capítulo VI - FUNCIONAMENTO DO MERCADO TURÍSTICO. Conceitos e caracterização do mercado turístico. Elementos básicos do mercado turístico. Desiquilíbrios do mercado: Factores estruturais de desiquilíbrio, Factores conjunturais de desiquilíbrio. A questão dos preços em turismo: Determinação dos preços. Efeitos do lançamento de um imposto. Capítulo VII - TEORIAS JUSTIFICATIVAS DO TURISMO INTERNACIONAL. Vantagens comparativas. Teoria das dotações factoriais. Teoria das vantagens competitivas. Procura interna. Capítulo VIII - EFEITOS ECONÓMICOS DO TURISMO. Delimitação do turismo como fenómeno económico. Integração do turismo na política económica global. Classificação e identificação dos efeitos económicos do turismo. Efeitos sobre a estratégia do desenvolvimento. Efeitos sobre a produção: Multiplicador turístico, Quadro das relações intersectoriais, a análise input-output, Análise estrutural, Análise do custo-benefício. Efeitos resultantes dos investimentos turísticos. Efeitos sobre o emprego. Efeitos sobre a balança de pagamentos. Efeitos sobre os preços. Efeitos sobre as receitas fiscais. Efeitos sobre o desenvolvimento regional. Efeitos sobre o consumo e sobre os comporta-mentos sociais. Efeitos económicos externos. Capítulo IX - AVALIAÇÃO ECONÓMICA DOS RECURSOS TURÍSTICOS. Necessidade de avaliação dos recursos turísticos. Técnicas de avaliação económica: Método do custo do trajecto, Método dos preços hedonís-ticos, Método da avaliação contingente. Análise das preferências dos utilizadores. Capítulo X - O TURISMO NA UNIÃO EUROPEIA. Posição da Europa no turismo mundial. Importância do turismo na economia da União Europeia. Intervenção da comunidade no turismo até ao Tratado de Maastricht. Intervenção da comunidade após Maastricht.