A partir dos anos de 1970, novas correntes de pesquisa em sociologia da educação se desenvolveram nos Estados Unidos. Essas abordagens, conhecidas sob o nome de etnometodologia e de interacionismo, suberveteram a pesquisa sobre fenõnemos educativos pelos métodos de pesquisa e premissas teóricas que defendem. Esta obra apresenta diferentes concepções interacionistas e etnometodológicas, bem como suas aplicações na educação, interrogando evidências e rotinas dissimuladas nas práticas pedagógicas. A noção de afiliação - desenvolvida como prolongamento da noção de habitus de Pierre Bourdieu e da noção de membro de Harold Garfinkel - é como um processo necessário para a obtenção do sucesso escoalr ou universitário. Esta oibra nos convida a refletir sobre a noção de regra que deveria ser umn conceito maior da pesquisa em educação, visto que ocupa o coração dos processos de aprendizagem.A partir dos anos de 1970, novas correntes de pesquisa em sociologia da educação se desenvolveram nos Estados Unidos. Essas abordagens, conhecidas sob o nome de etnometodologia e de interacionismo, subrverteram a pesquisa sobre fenônemos educativos pelos métodos de pesquisa e premissas teóricas que defendem. Esta obra apresenta diferentes concepções interacionistas e etnometodológicas, bem como suas aplicações na educação, interrogando evidências e rotinas dissimuladas nas práticas pedagógicas. A noção de afiliação - desenvolvida como prolongamento da noção de habitus de Pierre Bourdieu e da noção de membro de Harold Garfinkel - é como um processo necessário para a obtenção do sucesso escolar ou universitário. Esta obra nos convida a refletir sobre a noção de regra que deveria ser um conceito maior da pesquisa em educação, visto que ocupa o coração dos processos de aprendizagem.