Este livro reúne textos de autores e autoras, de origens diversas, mas que se unem em um interesse comum a todos e a todas- a questão da Inclusão em Educação. Instigados pela Professora Dra. Mônica Pereira dos Santos, o grupo debateu calorosa e criticamente o papel da Educação como uma prática de reflexão-ação imprescindível na e da sociedade e como um processo sócio-histórico-político que pode contribuir para a permanente transformação das relações sociais e, em última instância, da sociedade em que vivemos, em um sentido mais democrático. A visão de inclusão presente nesta obra reflete o conceito defendido pelo Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ, coordenado pela professora supracitada e organizadora do livro, que reconhece a necessidade de combate a qualquer processo de exclusão, baseado em valores humanitários de direitos à igualdade de condições e à diversidade. Todos os autores e autoras deixam transparecer nos seus textos o desejo de minimizar ou até mesmo de eliminar quaisquer barreiras que impeçam a aprendizagem e a participação de toda e cada pessoa em qualquer instância/contexto, acreditando no desenvolvimento da autonomia na construção da cidadania plena. Desta forma, Ensaios sobre Inclusão se dirige a todas as pessoas que almejam estar em um mundo mais inclusivo, ou menos excludente, através de relações sociais mais humanas e profundas. Este livro pretende compartilhar o conhecimento produzido na academia através da crença em um mundo menos desigual e injusto, entre todos aqueles e todas aquelas que lutam pela inclusão.