O livro Gestão de Carreiras na Era do Conhecimento tornou-se, em pouco tempo, uma referência em sua área temática. Vem sendo adotado por diversos cursos de pós-graduação e citado em trabalhos acadêmicos e periódicos por todo o Brasil. Em pesquisa publicada pela Revista Nova (Editora Abril) em junho de 2004, realizada com executivos de RH e consultores de carreira, ficou no topo da lista dos livros mais recomendados para o desenvolvimento profissional. Nessa segunda edição revista e ampliada, o livro traz um capítulo adicional com novas reflexões sobre a gestão de carreiras na atualidade, tanto do ponto de vista individual como do corporativo. E mais uma vez, alia uma consistente abordagem conceitual a questões de ordem prática, estimulando o leitor a ampliar sua compreensão sobre o tema. Hélio Martins propõe um conceito de sucesso singularizado, que não é necessariamente sinônimo de ascensão hierárquica, status e ganhos financeiros. O objetivo do livro é dar algumas respostas, mas, principalmente, provocar questões que só podem ser respondidas via reflexão individual. Essa reflexão é também extensiva às organizações, no seu desafio de gerenciar carreiras frente às suas necessidades de atração, desenvolvimento e retenção de competências. O autor apresenta ainda uma ampla pesquisa, realizada em todas as regiões do País, que possibilita a verificação de como os indivíduos e as organizações brasileiras estão gerenciando carreiras na atualidade. A partir dos resultados deste levantamento e de uma ampla fundamentação teórica, o autor aborda a gestão de carreiras em seus diferentes aspectos e implicações, tendo como cenário o que se define como a Era do Conhecimento.