O livro documenta a trajetória do artista paulista - iniciada nos anos 1980 e hoje internacionalmente reconhecida como um dos principais trabalhos da pintura brasileira - e constitui sua monografia mais completa. Ensaios dos críticos Tadeu Chiarelli, Lorenzo Mammì e Paulo Venancio Filho discutem a obra de Paulo Pasta e destacam elementos essenciais na construção de sua pintura: o vácuo, as marcas do tempo, a presença de artistas como Alfredo Volpi e Giorgio Morandi, e a criação de espaços de silêncio, memória e, ao mesmo tempo, inquietude. Fecha o livro um ensaio biográfico escrito por José Bento Ferreira, que apresenta a trajetória do artista, desde os tempos de seu ateliê na rua Fortunato. O crítico destaca a relação íntima entre a experiência literária e pintura, sugerida por sua obra, e acompanha criticamente todo o seu percurso, das exposições e eventos até fatos determinantes, como a sala especial na 22 ª Bienal de São Paulo (1994) e os prêmios do Salão Nacional (1989) e Panorama da Arte Brasileira do MAM (1997). Com esta publicação, a Cosac Naify alcança um patamar inédito par livros de arte no Brasil. Com um tecido rústico envolvendo a capa dura, o objeto alude ao suporte para destacar a riqueza das telas de Paulo Pasta, criando um sutil diálogo de gradações cromáticas, que se tornou possível graças aos cuidados de impressão e utilização de papel especial alemão. O volume traz 156 imagens, configurando uma retrospectiva notável da obra do artista, além de fotos de seu ateliê e de recortes de áreas específicas das telas - que permitem a apreciação e o entendimento da técnica e das pinceladas do artista. As obras são reproduzidas em tamanhos diferentes entre si, respeitando a sua escala real. Além disso, o livro marca o início da colaboração do fotógrafo João Musa com a Cosac Naify, como supervisor no tratamento das imagens, e o momento não poderia ser mais oportuno: toda a sutileza das cores e do contraste entre elas, característica marcante das obras de Pasta, aparece no livro extremamente preservada, para criar um efeito gráfico inédito nos livros de arte no Brasil.