O livro e o designer I reúne os mais interessantes, influentes e talentosos designs de livros dos últimos dez anos. São mais de cem títulos selecionados entre publicações de grandes editoras estrangeiras independentes e até mesmo de livros artísticos por suas qualidades excepcionais de design. Também estão presentes publicações esmeradas que utilizam formatos não-convencionais e de técnicas de impressão e materiais incomuns e ainda são apresentadas publicações extravagantes produzidas para diferentes mercados. Uma grande variedade de livros é apresentada, de romances em edição de bolso de capa mole a monografias sobre arquitetura, de livros com muitas ilustrações a livros puramente textuais. O livro é dividido em quatro capítulos: embalagem, navegação, estrutura e especificações. Os capítulos examinam cada uma das facetas do design de livros: design da capa, conteúdo e estrutura, grades, tipografia, papel, impressão e encadernação. Cada capítulo inclui ainda uma entrevista com uma personalidade importante da indústria do livro, desde designers e editores a livreiros. Buscando exemplos surpreendentes e menos conhecidos de um leque bem variado de países esta obra oferece farta inspiração tanto aos estudantes de design quanto aos profissionais da área. Contém cerca de 700 imagens coloridas.