Este livro apresenta uma ampla reflexão sobre a natureza intrínseca do gênero do poema em prosa a partir da análise de alguns autores contemporâneos. Seu autor o poeta Fernando Paixão, parte do pressuposto de que a indagação sobre as qualidades e os procedimentos desse tipo de escrita permite delinear conceitos em torno a um tema próximo do paradoxal. Como definir o poema em prosa? Que tipo de linguagem prioriza? Quais são as características do gênero? Dúvidas naturais que antecedem o juízo sobre qualquer texto inserido nessa atmosfera. Para contornar a abrangência do assunto, Paixão segue uma linha de abordagem que seleciona e desenvolve alguns aspectos teóricos, sempre acompanhados da análise de poemas significativos. Com isso, o texto torna-se menos árido e chama a atenção para certa produção recente, tirando o assunto da zona de invisibilidade em que se encontra, no contexto da crítica literária brasileira. Na introdução, são apresentados três pontos que se complementam e oferecem a base da discussão posterior: a (in)definição do poema em prosa; as origens francesas; Baudelaire e sua obra-prima, Petits poèmes en prose (1869). Sem a pretensão de ser panorâmico nem aprofundado, dá preferência à tradição francesa, por ter sido a mais vigorosa no plano internacional e a de maior influência em língua portuguesa. A Parte I do livro dedica-se aos tópicos de linguagem e composição. Noções como metonímia, fragmento, narração, descrição e ritmo são consideradas, à luz do gênero, como forma de capturar a dinâmica interna do poema em prosa. Ao se compreender a especificidade desses recursos, amplia-se também o entendimento dessa poética. Já a Parte II volta-se para ler e interpretar a tensão lírica, tal como aparece em alguns autores contemporâneos e com produção consolidada. Poemas de Herberto Helder, Charles Simic, Yves Bonnefoy e de outros escritores são evocados para ressaltar um ou outro aspecto teórico, ao mesmo tempo em que exemplificam a produção das últimas décadas. Ao longo desse roteiro, Arte da pequena reflexão: poema em prosa contemporâneo mescla teoria e análise poética, em boa dosagem, capaz de articular uma visão abrangente sobre o gênero, articulando-o com a sensibilidade do nosso tempo. Ao tratar de um tipo de escrita pouco abordado e de escassa bibliografia crítica, este livro contribui para resgatar a importância do tema e colocá-lo em pauta.