O trabalho reflete os esforços dos pesquisadores em analisar os impactos sócio espaciais da construção do COMPERJ, considerado um empreendimento de grande magnitude econômica, estimado em 13 bilhões de dólares e de importância estratégica para o país, que necessita ampliar sua capacidade de refino para atender o aumento do consumo interno e processar os recursos da exploração de petróleo e gás das camadas do pré-sal das Bacias de Campos e de Santos. Trata-se de uma intervenção atingida por inúmeros problemas, envolvendo questões referentes à gestão interna da Petrobrás, como também sobre a concepção do projeto, previsto para oferecer a região, possibilidades de integração a economia do país, compensando os efeitos de um longo processo de exclusão de iniciativas modernizantes, a que foram submetidas as áreas localizadas a Leste da Baía de Guanabara, desde a construção da Ponte Rio/Niterói e da rodovia Niterói/Manilha, em comparação com Oeste, contemplado com plantas industriais apoiadas pelo Governo Federal beneficiando-se da proximidade da antiga Capital Federal, localizada na Metrópole do Rio de Janeiro