O que têm em comum a prosa ensaística de Karl Marx e a narrativa ficcional de Émile Zola? Ambos expõem, cada qual a seu modo, problemas da segunda metade do século XIX que permanecem atuais. O romancista francês cita o filósofo alemão em dois de seus livros; além disso, é notável que ambos tenham feito da experiência do presente o eixo de sua produção. Essas são algumas das motivações – mais que suficientes – para a leitura comparada que Salete Cara realiza neste pertinente estudo. Sumário Agradecimento Apresentação Fundamentos Realistas: Insuficiência Histórica, Invenção Rebaixada (o Ciclo dos Rougon-Macquart e o Romance de 1892) Exercício de Acumulação CríticaProsa e Tempo de Crise: Tarefas RealistasLeituras da Forma RealistaNarrador Sabido, Personagens sob Medida Narrar e DescreverPosição do Narrador e Cálculo NarrativoRepresentação da Totalidade: Tarefa do LeitorDesordem na Cidade: Invasão e Chamas O Espetáculo MonstruosoO Pior e o Melhor dos MundosSobre a Prosa Realista Bibliografia Citada