Este livro apresenta aos leitores brasileiros o pensamento ecológico de Urie Bronfenbrener em profundidade, preenchendo um espaço significativo para o campo da educação. Superando as discussões que se alicerçam em contrapo-sições, Urie Bronfenbrenner aposta em um projeto de investigação que procure evidenciar o quanto as relações sociais - geográficas, políticas, culturais, religiosas - compõem os modos de pensar e sentir dos seres humanos e, também, o quanto cada ser humano, em sua singularidade, tece uma rede própria de significados a partir daquilo que apreende do social e confere novos rumos para o contexto onde vive. Além disso, a autora traz ainda importante contribuição aos leitores quando, a partir da compreensão da teoria de Bronfenbrener, analisa o pensamento e trabalho de diversos estudiosos que se transformam em interlocutores do paradigma sistêmico em foco, dando destaque a Loris Malaguzzi, importante autor italiano que construiu, com seus parceiros teóricos, seus colaboradores de trabalho e com as crianças que frequentavam as escolas infantis, a abordagem de educação infantil de Reggio Emilia, na Itália, já bastante conhecida entre nós. Certamente, a obra vai fazer o leitor compreender o desenvolvimento humano em sociedades contemporâneas com outro olhar, muito mais complexo.