Neste livro é apresentada uma teoria para tratar certos tipos de problemas lógicos, tanto relativos a circuitos, como também ligados à linguagem e à Lógica clássica, através de métodos numéricos originais, apropriados para a programação em computadores. O campo de aplicação desta teoria é abrangente, indo desde a análise e o projeto de circuitos até a dedução em Lógica e a Pesquisa Operacional. São apresentados exemplos de aplicação em diversas áreas, destacando-se o desenvolvimento e a implantação em computador de um sistema de auxílio à decisão, o SDB/3, que opera de modo semelhante a certos tipos de sistemas especialistas. No texto o leitor encontrará as bases necessárias ao desenvolvimento de novos métodos para tratar outros problemas específicos, bem como a descrição do sistema implementado experimentalmente, com seus programas computacionais, tendo em vista a elaboração de sistemas maiores e/ou mais aperfeiçoados (a pedido, poderá ser fornecido um disquete com a versão atuai do SDB/3). Várias idéias para novos projetos são sugeridas. Alguns princípios foram seguidos: a) normalmente foram feitas aplicações para ilustrar os conceitos envolvidos; b) exemplos foram utilizados para provocar o surgimento de dúvidas e soluções: c) por meio de citações de seções e/ou exemplos, foi efetuado o maior número possível de "cruzamentos de informações"; d) os desenvolvimentos tiveram enfoque operacional, com apenas algumas demonstrações formais. Foram propostos, ainda, inúmeros exercícios de vários níveis de dificuldade. Este texto pode servir de base para disciplinas de um se-mestre (ministradas na fase profissionalizante de cursos de graduação ou em início de pós-graduação, em ciências exatas e aplicadas), e para novos desenvolvimentos por parte dos interessados. 0 SDB/3 (ou uma versão mais aperfeiçoada dele) poderá ser útil nos estudos ligados à Lógica Simbólica e no auxílio à tomada de decisões em problemas reais.