Esse livro apresenta um denso relato do cotidiano vivido por um bebê com síndrome de Down na educação infantil, mostrando que este sujeito pode aprender e se desenvolver quando a ele são dadas oportunidades de se expressar e de ser sujeito histórico e social. A partir da contribuição histórico-cultural, dialogando essencialmente com Vigotski e seus seguidores, este livro entende e mostra o ser humano como um ser que, independente de características físicas, mentais ou sensoriais, produz conhecimento e cultura ao mesmo tempo em que se apropria da cultura e do conhecimento dos outros sujeitos de seu grupo social, independente da idade e da condição biológica. O propósito desse livro não é levantar um único dado e, sim, descrever e compreender como o processo de inclusão de Lucas, bebê com síndrome de Down, acontece, a partir do envolvimento com o contexto in loco, relatando detalhadamente seu cotidiano na escola de educação infantil. Em suma, o estudo que deu origem ao livro possibilitou entender, descrever e compreender o cotidiano inclusivo desse bebê. Além disso, o estudo revelou que quando a escola de educação infantil e seus profissionais entendem que o sujeito com ou sem deficiência é sujeito produtor de história e cultura, tendem a trabalhar no sentido de que esse sujeito pode e deve fazer parte de todo o cotidiano como membro ativo do processo de ensino-aprendizagem.