A história do currículo tem se debruçado sobre o estudo das práticas pedagógicas, buscando entender como no cotidiano das instituições escolares são organizados e trabalhados os saberes escolares. Nesse sentido, busca-se conhecer o processo de seleção dos conteúdos desenvolvidos nas diferentes disciplinas, a forma como estão estruturados ao longo do percurso escolar e as relações que se estabelecem entre os diferentes tipos de saberes que compõem o currículo escolar. Considerando que as políticas e propostas curriculares são mediatizadas pelos órgãos gestores locais, pelas instituições escolares e pelo trabalho docente, compreende-se porque o campo do currículo encontra-se intimamente relacionado com o estudo das instituições escolares e das práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professorado. Conhecendo-se as formas como os docentes buscam organizar seu trabalho, as dificuldades que encontram para desenvolvê-lo, assim também como sua visão sobre educação, suas crenças e valores, torna-se possível explicar como as propostas oficiais são reinterpretadas pelo conjunto do professorado e por cada docente no interior das instituições escolares e das salas de aula.