A verdade como instancia de legitimacao da arbitrariedade . A arqueologia das ideias dominantes no mundo ocidental, relativamente a tarefa de adjudicacao da solucao de litigios em torno de comportamentos tidos como graves - a atual infracao penal, conforme a definicao juridica hegemonica -, revela-se em toda a sua plenitude nessa expressao do Professor Salah H. Khaled Jr., no livro cuja nova edicao tenho a honra de prefaciar. A percepcao do vinculo entre verdade, prova penal e inquisitorialidade significa um giro metodologico fundamental: o inquisitorio se traduz em praticas de poder autoritario, poder que se justifica em si mesmo; quando a busca da verdade se acomoda em seu leito e porque nao e mais de verdade que se trata, mas de distribuicao de castigos, em arranjos sociais inconcebiveis nos moldes republicano e democratico. A proposta do autor e ambiciosa, por mais que negue. A verdade como instancia de legitimacao da arbitrariedade . A arqueologia das ideias dominantes no mundo ocidental, relativamente a tarefa de adjudicacao da solucao de litigios em torno de comportamentos tidos como graves - a atual infracao penal, conforme a definicao juridica hegemonica -, revela-se em toda a sua plenitude nessa expressao do Professor Salah H. Khaled Jr., no livro cuja nova edicao tenho a honra de prefaciar. A percepcao do vinculo entre verdade, prova penal e inquisitorialidade significa um giro metodologico fundamental: o inquisitorio se traduz em praticas de poder autoritario, poder que se justifica em si mesmo; quando a busca da verdade se acomoda em seu leito e porque nao e mais de verdade que se trata, mas de distribuicao de castigos, em arranjos sociais inconcebiveis nos moldes republicano e democratico. A proposta do autor e ambiciosa, por mais que negue.