Utopia, Cidade e Educação debruça-se sobre a pluralidade de sentidos da utopia, problematiza o ensinamento que dela se pode tirar, estabelece relações entre utopia e educação, evidencia a linguagem mítica que subjacente ao discurso utópico, descreve a escola utopiana e relaciona a educação da ilha de Utopia com a ideologia e utopia da educação permanente. JOAQUIM MACHADO DE ARAÚJO é doutorado em Educação pela Universidade do Minho, colabora em cursos de mestrado da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade do Minho e é investigador do Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança. É co-autor de Figuras do Imaginário Educacional. Para um Novo Espírito Pedagógico (Lisboa, Instituto Piaget, 2004). É autor de vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras sobre pedagogia, organização da escola, imaginário e utopia. ALBERTO FILIPE ARAÚJO é doutorado em Filosofia da Educação pela Universidaqe do Minho e é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação e Psicologia da mesma universidade. Os seus trabalhos dividem-se por três áreas afins: Filosofia do Imaginário Educacional, Filosofia da Educação e História das Ideias Pedagógicas. Entre as suas mais recentes publicações (autor e co-autor), refiram-se as seguintes: Variações sobre o Imagin6rio (2003) e Educação e Imaginário. Da Criança Mítica às Imagens da Infância (2004), Figuras do Imaginário Educacional. Para um Novo Espírito Pedagógico (2004) e Educação e Imaginário. Introdução a uma filosofia do imaginário educacional (2006).