Este livro apresenta mais experiências pedagógicas e formativas desenvolvidas no contexto do Pibid em Educação Física, do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes e do curso de licenciatura em Educação Física da Esfa. Compartilha escritos que representam o que tem sido realizado nos últimos anos do programa em dois cursos de formação de professores do Espírito Santo, como mais um resultado da parceria interinstitucional que fortalece os subprojetos e a interlocução entre educação básica e ensino superior. Com textos de autoria coletiva e de diferentes sujeitos, PIBID: formação docente e práticas pedagógicas em Educação Física (Volume 2) destaca a potência do cotidiano, a superação da dicotomia teoria e prática, a inovação pedagógica, os aspectos da formação e a reflexão constante da ação docente que emergem do chão da escola. Mais do que socializar e divulgar as experiências pedagógicas e formativas vivenciadas, a produção deste livro consolida princípios formativos fundamentados na pesquisa, como eixo central da formação docente, materializando a ideia do professor em formação inicial e continuada como pesquisador da sua própria prática que, além de produzir conhecimentos didático-pedagógicos para lidar com os desafios cotidianos, também sistematiza conhecimentos acadêmico-científicos. Mais uma vez, o conteúdo desta obra sinaliza para a eficiência do Pibid em sua proposta de formar professores para a educação básica brasileira, ratificando a necessidade de consolidação e permanência dessa política, mesmo em tempos de reformulação do programa.