Neste livro, a autora introduz o leitor às primeiras obras do diretor de cinema Joaquim Pedro, quando ele se dedica a dominar a linguagem cinematográfica, que, mais tarde, irá reinventar. A autora, nesta obra, não deixa de indagar a coerência do percurso do cineasta, cujo nome esteve ligado ao Cinema Novo, proporcionando uma reflexão global sobre sua filmografia.Como em todo trabalho de fôlego, a pesquisadora não se limita a focalizar os passos iniciais de Joaquim Pedro no campo da sétima arte, mas reconstrói toda uma época, esboçando um quadro de pensamento crítico sobre cinema no Brasil naqueles anos – tão ricos e inquietos do ponto de vista cultural – em que o jovem diretor completava sua formação artístico-literária e cinematográfica.Dentro desse itinerário de formação, Luciana não só descreve e analisa cada filme, focalizando também a recepção crítica e do público, mas contempla ainda os momentos de concepção e filmagem, o que vem lançar novas luzes sobre as obras estudadas. Ademais, ao contextualizá-las e relacioná-las com outras realizações de Joaquim Pedro, oferece ao leitor um panorama da cultura e da política cultural do Brasil no período em tela. Ciente das dificuldades que os pesquisadores ainda enfrentam em nosso país, a autora coloca ao lado de cada material consultado não publicado em livro o arquivo em que foi localizado, num convite a futuras investigações.