concepções e perspectivas de educação: um estudo do centro estadual de educação de jovens e adultos – ceeja – dourados/ms apresentar ao leitor a obra “concepções e perspectivas de educação: um estudo do centro estadual de educação de jovens e adultos – ceeja – dourados/ms” elaborada pela professora ana maria da trindade rodrigues rauber a partir da dissertação de mestrado em educação realizado na universidade católica dom bosco, é para nós um grande desafio. nela a autora reflete seu profundo conhecimento e envolvimento com a história da escola e de sua experiência numa realidade na qual a educadora, por opção profissional e política, está envolvida e comprometida há mais de vinte anos. a autora apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada junto aos estudantes e professores do ceeja. pessoas com ricas e diferentes identidades, gênero, histórias de vida, desejos e sonhos para compreender a perspectiva de educação dos/das estudantes. a autora busca analisar a perspectiva de educação dos estudantes e a concepção de educação dos professores. buscar entender os motivos que levam pessoas, jovens e adultos, com responsabilidades sociais e familiares, trabalhadores que já participam do mundo do trabalho, pessoas que trazem histórias com experiências escolares, muitas vezes marcadas pela evasão e/ou repetências no ensino regular. os dados da pesquisa de campo possibilitaram a autora compreender que os estudantes escolhem o ceeja porque a proposta pedagógica possibilita realizar a matrícula por disciplina e em qualquer época do ano, dando-lhes a possibilidade de escolher os dias, horários e os turnos em que podem frequentar as aulas. a organização do tempo e do espaço escolar proposto pelo ceeja representa para muitos estudantes, uma oportunidade viável de dar continuidade aos estudos na educação básica. ana maria demonstra em sua obra profundo conhecimento sobre história das precárias condições de acesso e permanência das classes populares na escola.