Abordar a problemática do insucesso escolar é uma tarefa complexa que implica, por um lado a clarificação do conceito de insucesso escolar e por outro um conhecimento do funcionamento real da escola e do sistema educativo, bem como dos seus intervenientes. Neste contexto, os professores devem actuar como agentes de mudança tendo em conta as suas percepções e as suas opiniões face à problemática do insucesso escolar dos alunos. No estudo exploratório apresentado são inquiridos professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico quanto a questões relacionadas com: (i) causas do insucesso escolar, (ii) comportamentos de insucesso observados nos alunos, (iii) opiniões sobre aspectos relevantes do sistema educativo e da organização e gestão do processo ensino-aprendizagem, (iv) sentido de eficácia do professor. De uma forma geral, este estudo revelou que os professores têm um conhecimento significativo das causas geradoras do insucesso escolar e apresentam uma forte percepção acerca dos comportamentos de insucesso manifestados pelos seus alunos, parecendo estar disponíveis para mudanças a operar no contexto educativo, embora denotem algumas divergências e reservas de opinião quanto ao modo de o fazer, apesar de considerem positiva a continuação da escolaridade obrigatória. Esta obra, dirigida essencialmente a professores, educadores e técnicos educacionais, bem como a todos aqueles se preocupam com a escola e com o acto educativo, pretende lançar a reflexão sobre a problemática do (in)sucesso escolar neste limiar do século XXI. VÍTOR SIL é Mestre em Educação pela Universidade do Minho, com especialização Pós-Graduada em Formação Psicológica de Professores. É Doutorando em Educação/Psicologia da Educação na Universidade do Minho. Licenciado em Educação Especial e Bacharel em Ensino (1º Ciclo) lecciona há cerca de 25 anos, tendo desenvolvido grande parte da sua actividade nas áreas da Educação Especial e dos Apoios Educativos, bem como no âmbito da Formação de Professores. Como docente do ensino superior colabora há vários anos com o Instituto Piaget, leccionando na Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste (Macedo de Cavaleiros), onde coordena o Curso de Pós-Graduação em Administração e Gestão Escolar, o Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e o Curso de Complemento de Formação Científico-Pedagógica em Ensino Básico - 1.º Ciclo. O Insucesso Escolar é a área privilegiada da sua investigação, tendo como pano de fundo o actual contexto sócio-educativo