Por meio de recursos didáticos criativos o autor consegue desenvolver conceitos de modo intuitivo e eficaz. - A partir do 2º ano a coleção apresenta, no início de cada volume, a seção Volta às aulas. Vamos recordar?, com atividades que incluem assuntos já estudados. - Cada volume apoia-se em quatro grandes eixos temáticos: números; geometria; grandezas e medidas; tratamento da informação. - No início de cada capítulo o aluno é estimulado a fazer descobertas com base nos seus conhecimentos prévios. - Em seguida, explicações acessíveis sistematizam todos os conceitos e pontos da teoria matemática. - Os exercícios de fixação e as situações-problema permitem que o professor trabalheos assuntos estudados de modo prático, sistematizado e completo. - Os volumes de 3º, 4º e 5º anos apresentam uma seção intitulada Revendo e fixando o que aprendemos, com exercícios para a fixação do conteúdo trabalhado. Nos volumes do 4º e do 5º ano a seção Noções de estatística em situações-problema apresenta atividades de pesquisa, coleta de dados, construção de tabelas e gráficos e interpretação de resultados. - Além de praticar com exercícios de fixação, ao longo dos capítulos os alunos têm a oportunidade de trabalhar os conceitos por meio de jogos, desafios, quebra-cabeças, trabalhos interdisciplinares e artísticos. - A leitura dos livros paradidáticos sugeridos na seção Vamos ler? Você vai gostar! auxilia na aprendizagem, além de servir de integração com Língua Portuguesa no que se refere à leitura e interpretação de texto. - O projeto incluído no final de cada volume desta Coleção apresenta atividades concretas e lúdicas que abrangem assuntos de Matemática integrados também com Ciências, Língua Portuguesa, Educação Física, Arte, cidadania. - O Livro do Professor traz as respostas das atividades propostas, além de observações e sugestões metodológicas. - O Manual do Professor contém uma parte geral, comum a todos os volumes, e uma parte específica para cada volume, que apresenta: descrição de cada volume; observações e sugestões, página por página, para cada capítulo; e orientações para o uso do material complementar.