A transparência nas organizações, como uma das dimensões da governança corporativa, tem um papel fundamental na gestão sustentável das organizações, ligada às preocupações das organizações com a responsabilidade social. O tema, não obstante sua elevada complexidade, é introduzido aqui de forma abrangente e clara, sendo bem elucidado por vários estudos de caso. No contexto de responsabilidade social, as organizações passaram a dar atenção relevante a alguns aspectos, como a questão ambiental, a qualidade de seus produtos e as condições de trabalho, dentre outros. Assim, muitas organizações passaram a atribuir um papel de destaque a estas questões, em parte, motivadas por pressões da sociedade e dos mercados. A questão da transparência nas organizações surge também no contexto de visibilidade para o mercado e para a sociedade, como base para uma postura socialmente responsável. Apresenta-se como instrumento de gestão, embora a questão conceitual da transparência ainda deva ser mais aprofundada e coerentemente associada a outros fatores como o processo de comunicação intra e interorganizacional, a questão do poder da informação, a postura ética da organização e o combate à corrupção.