Este é um instigante estudo sobre a obra para piano que é considerada símbolo da estética romântica. Com estrutura labiríntica e especular, a Kreisleriana Op. 16 foi inspirada num personagem do escritor E.T.A. Hoffmann. Mónica Vermes analisa o intenso diálogo entre a obra de Schumann e o pensamento dos artistas e filósofos que lançaram os fundamentos do romantismo alemão. É nesse sentido que a peça de Schumann funcionou, segundo a autora, como um ponto de convergência entre crítica e criação. Sumário Agradecimentos Introdução Tópicos de Música e Crítica Românticas A música como centro das artesRomantismoO romantismo filosófico-literário na AlemanhaA crítica musicalMúsica românticaE. T. A. Hoffmann e a Crítica Musical Romântica A crítica musical românticaA sonataE. T. A. Hoffmann, crítico musicalE. T. A. Hoffmann e sua crítica à música de BeethovenCompositores-críticoRobert Schumann, Compositor e Crítico Romântico Schumann, entre a música e a literaturaA literatura e as composições de Schumann da década de 1830Carnaval Op. 9A crítica musical de SchumannKreisleriana Schumann e HoffmannA kreisleriana de E. T. A. Hoffmann parte IA Kreisleriana de E. T. A. Hoffmann parte IIKreisler em A Vida e Opiniões do Gato MuurA crítica musical de Schumann à época da KreislerianaA gênese da KreislerianaA Kreisleriana de Schumann e KreislerConclusão Referências Bibliográficas