Este é o terceiro volume desta coleção. As discussões que aqui apresentamos busca(ra)m tratar da formação continuada e desenvolvimento de professores que realizamos com apoio da Capes/Inep, através do Programa Observatório da Educação. O trabalho realizado com a formação de professores mostrou a importância de se considerar a relação entre os diferentes atores envolvidos nesse processo, o que passa pela articulação entre teoria e prática e pelo desenvolvimento de uma cultura de interação entre os saberes teóricos da academia e os saberes experienciais dos professores, regida pelo diálogo, pela mediação e pela exploração de novas possibilidades de ação. Passa também pela (re)articulação da academia com a escola de educação básica. A “comunidade de indagação” foi o nosso ponto de partida. A grande “comunidade de aprendizagem” que se formou foi apenas um dos pontos de chegada. O dispositivo de ensino “Projeto Didático de Gênero” foi o principal resultado desta cultura de interação. Com esta obra, esperamos oferecer ao público leitor um pouco mais de nossas “reflexões” sobre o trabalho realizado nesse âmbito, ensejando continuar a interlocução, sempre necessária, acerca da linguagem e seu ensino.