Realidades que se intercruzam, obra organizada por Bruno Carneiro Lira, também um dos autores, trata do fenômeno da linguagem e do ensino; estudos que foram resultados de questões tratadas "nas experiências docentes que nasceram e cresceram no terreno da discussão e do debate crítico". O livro aprofunda temas da linguagem e as suas várias formas de ensinar a Língua Portuguesa a partir das experiências pedagógicas dos professores de Universidades e do Ensino Médio, que demonstram o modo mais lógico e fácil de aprendizagem da língua; também trata das temáticas modernas da linguística de texto, mostrando como estas devem se fazer presentes no contexto de aquisição da leitura, interpretação e escritura de textos coerentes e coesos. Traz experiências bem-sucedidas de professores que atingiram o objetivo de fazer com que os alunos aprendessem o seu código linguístico, tendo em vista a consequente aplicação no "mundo real", em seus vários aspectos de letramento e usos linguísticos. Nas palavras do organizador: "Restam-nos, agora, a partir de nossas práticas de ensino, transformar os analfabetos funcionais, os decodificadores dos grafemas, em leitores maduros que darão ressignificados a tudo aquilo que leem. Assim, concluímos que a linguagem e o ensino são realidades inseparáveis e que estão em constante inter-relação". Esse é seu principal fruto dessa obra.