Esse livro, obra coletiva tão cuidadosamente organizada pela professora Dra. Gilsilene Passon Picoretti Francischetto foge, em muito, do padrão que caracteriza esse tipo de livro, pois, como poderá ser constatado pelos leitores, ele não é um conjunto de textos elaborados isoladamente por cada um dos autores, a partir de uma temática definida por um organizador que decide fazer uma publicação. Ele é o resultado de um processo reflexivo, coletivo, de cunho acadêmico, tecido a partir de diálogos e de embates teóricos travados no interior da disciplina Metodologia do Ensino Superior do curso de mestrado em Diretos e Garantias Fundamentais da FDV. Os autores dialogam o tempo todo e é possível perceber a convergência de ideias e de enfoques, ainda quando sustentados por bases teóricas e metodológicas diferentes. O trabalho de organizadora fica aqui, muito bem explicitado e emerge dos textos, permitindo perceber a preocupação com a existência de um eixo norteador capaz de conduzir o leitor a uma aproximação entre aquilo que se teoriza e aquilo que se vive. Organizadora e autores se mesclam e se fundem na totalidade da obra. Na fala de cada um, é possível perceber a fala e os pensamentos de todos. Após a leitura e a análise de cada um dos capítulos que compõem a presente obra e, considerando os ganhos que tive com o convite que me foi formulado pela organizadora, profa. Dra. Gilsilene Passon, pessoa que como ninguém consegue conciliar a humildade tão necessária e desejada em nossos dias com o primor intelectual daqueles que buscam se superar no exercício da docência e da pesquisa, só me resta recomendar a todos e, especialmente, aos envolvidos com a vida acadêmica e com os Direitos Humanos, a leitura deste livro, na certeza de que, como eu, irão se beneficiar dela e aprender um pouco mais acerca da Educação como um Direito Fundamental, em cuja busca de efetivação, devemos, todos, nos envolver.