avaliação da aprendizagem: base para a construção do conhecimento apresenta os resultados da pesquisa de mestrado em educação realizado na universidad técnica de comercialización y desarrollo, de pedro juan caballero – py. as análises, teorizações e discussão dos resultados que a autora apresenta, são importante contribuição para refletir sobre as práticas de avaliação no ensino superior. neste sentido, ao abordar aspectos históricos da avaliação e as contradições presentes nas práticas avaliativas e a teia de relações que permeiam tal processo, a autora nos traz elementos para análises e reflexões sobre a organização do processo de ensino. porém, a autora alerta que tais dimensões ainda estão pouco presentes nas práticas docentes. os resultados da pesquisa colocam em evidência uma discussão teórica no campo das práticas educacionais e na didática, que lentamente começam a dar sinais de rompimento com a avaliação quantitativa. os resultados evidenciados na pesquisa ana maria da trindade rodrigues rauber apontam alguns desafios à prática pedagógica, e especialmente à prática avaliativa. a autora alerta que não basta e nem se pode pensar em “ensinar” aos professores formas “eficazes” de avaliar. é preciso compreender, discutir e construir um pensamento pedagógico compromissado com o aprendizado e com o desenvolvimento do estudante/cidadão e o próprio sentido da profissão de educador. o desrespeito a essa questão deve ser analisada sob o ponto de vista da ética, já que o compromisso do professor com o aprendizado de seu aluno é um compromisso ético.