Neste livro estão reunidos artigos de professores e pesquisadores que abordam variados aspectos dos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil hoje. Numa tomada ampla de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, os textos versam sobre temas relacionados às práticas de sala de aula, à conceituação e utilização de tecnologias nesse e para esse contexto e ao ser docente. Essa variedade de olhares teóricos e de temas materializa um pouco do caráter transdisciplinar e diverso das pesquisas e diálogos epistemológicos que têm enriquecido os estudos em Linguística Aplicada no país e os projetos de pesquisa, ensino e extensão que com eles caminham juntos, tais como os que ocorreram antes e durante a elaboração dos textos desta coletânea e que reverberam em suas linhas. Muitas das considerações apresentadas pelos autores permitem entrever um convite para o desvelamento de aspectos não óbvios dos processos de ensino de línguas estrangeiras, aspectos relacionados a temas constantes de nossas discussões, como o funcionamento semântico da língua inglesa, as condições e determinações da utilização de tecnologia na construção e circulação dos saberes, a utilização do livro didático. Pelos olhares dos autores, lançados de dentro da própria sala de aula de formação para a docência e a partir da prática, tais temas têm iluminadas fissuras que se constituem como particularidades que, tornadas mais visíveis e compreendidas, podem fazer toda a diferença nos processos de ensino e na significação da aprendizagem por parte dos alunos de línguas estrangeiras. Os trabalhos aqui reunidos visam, portanto, contribuir para reflexões tanto nas pesquisas em Linguística Aplicada quanto para as que acontecem como efeito das inquietações dos atuais e futuros professores da área da linguagem.