Este livro, fruto do trabalho coletivo de professores e pesquisadores dedicados à educação como uma obra pública, vem trazer à luz as marchas e contramarchas da instituição dos Conselhos Municipais de Educação no momento da criação do Conselho da Região Metropolitana de Campinas. Partiu-se da premissa de que o processo de metropolização dessa importante região paulista e brasileira vem para democratizar mais a educação ofertada ao povo pagante de impostos e esperançoso de uma escola que eduque para a cidadania. Pressupõe, ainda, dirigentes municipais preocupados com a interação intermunicipal no sentido da consecução maior dos objetivos educacionais sem perda da identidade municipal, mas, também, livres de arestas limitadoras do trabalho educativo. O Laboratório de Gestão Educacional (LAGE), com financiamento obtido junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), investigou os Conselhos Municipais de Educação em funcionamento no período de 1997 a 2003, bem como o Conselho da Região Metropolitana de Campinas, observando as possíveis interfaces entre aqueles e este, procurando encontrar as possíveis formas de comunicação facilitadoras da evolução da política e da administração da educação. Ao publicar o trabalho, espera-se colaborar para o entendimento da causa educacional e referenciar novas pesquisas que possam mostrar o desenvolvimento da participação como forma de democratização dos sistemas educacionais.