O livro foi organizado em 4 tópicos: contextualização, fundamentos, questões metodológicas e perspectivas. A visão desses tópicos é abrangente, e cada um é tratado em detalhes de acordo com a perspectiva da Psicologia do Exercício e do Esporte contemporânea. A temática norteadora dos capítulos foi o estudo das particularidades psicológicas do esporte, seja esse realizado no contexto escolar, nos centros comunitários ou nas quadras esportivas, o que permitiu que o autor enfatizasse desde o estudo das emoções que permeiam essa prática, como a ansiedade, o estresse, o medo, a agressividade e a violência, até suas implicações para a mulher, a criança, o adolescente e o idoso, passando pela interferência da mídia, dos pais e dos treinadores. A Coleção Educação Física no Ensino Superior, inédita no mercado brasileiro é coordenada por autores nacionais e conta com mais de 30 obras. Cada um dos livros possui o conteúdo ministrado nas diferentes disciplinas que compõem o currículo dos cursos de Licenciatura e Bachalerado, com base no currículo da UNESP, acreditando que este conhecimento possa ser difundido para as Institutições de Ensino de todo o Brasil, de acordo com a realidade contextual de cada curso.