Apoiada em uma perspectiva psicossocial, esta obra apresenta estudos teórico-metodológicos realizados no âmbito do programa de pesquisa sobre trabalho docente desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed), do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE), da Fundação Carlos Chagas (FCC - Brasil). Os textos aqui apresentados visam a configurarem-se como possibilidades metodológicas de análise do trabalho docente, oferecendo ao leitor, alternativas de estudo e de aprofundamento da investigação em representações sociais. Sumário - Introdução; Conferência de Denise Jodelet por Ocasião do Recebimento do Título de Doutor Honoris Causa; Da Universidade Federal do Rio De Janeiro; Apontamentos Sobre a Questão da Historicidade no Estudo das Representações Sociais; O Procedimento de Classificações Múltiplas (Pcm) e Sua Pertinência ao Estudo das Representações Sociais; Biografias Educativas - Contribuições Teóricometodológicas ao Estudo das Representações Sociais; Mapas Cognitivos - Uma Ferramenta para a Análise; De Representações Socioespacias; Análise Retórica - Por Que e Como Fazer?; Sobre os Autores.