A "Gestão pela Qualidade Total na Indústria do Alojamento Turístico" é uma contribuição pertinente e de valor no âmbito do desenvolvimento nacional atendendo, por um lado, ao peso que o turismo tem na economia e, por outro, à influência dos factores multiplicadores associados ao sector. A "Gestão pela Qualidade Total na Indústria do Alojamento Turístico" tem por objecto dar resposta às crescentes exigências dos mercados na dupla perspectiva da procura e da oferta, contribuindo com soluções adequadas, inovadoras e com elevado nível da qualidade, para a resolução dos problemas de gestão com que as unidades de alojamento turístico se deparam, num mercado global muito concorrencial. O livro está escrito de uma forma compreensível e didáctica, sendo composto por duas partes: a primeira é de cariz teórico e a segunda apresenta dois casos práticos. O primeiro é sobre a qualidade da gestão e o segundo sobre a satisfação do cliente no alojamento turístico nacional. Este livro é certamente de grande utilidade para quem está envolvido nas actividades do sector do turismo, nomeadamente os alunos, os docentes, os investigadores, os dirigentes, os gestores das empresas e das associações, os quadros dos organismos públicos e privados assim como os profissionais que pretendam aumentar os seus níveis de conhecimentos e de competência tão necessários a um desempenho mais qualificado das suas funções. In "Gestão pela Qualidade Total na Indústria do Alojamento Turístico - Prefácio"