A Educação Física realmente vinculada aos rituais pedagógicos da escola, precisam passar por uma nova fase de crítica e de reformulações. Portanto, o presente trabalho, encaminha-se para este propósito também. Ele não permanece apenas na crítica ao esporte e a Educaçõa Física do ponto de vista pedagógico, mas se propõe a abrir uma ampla discussão em torno das questões epistemológicas mais abrangentes que fundamentam a prática da Educação Física e, em especial, o ensino dos esportes. Por fim, também para não ficar apenas no plano da crítica e do debate teórico-metodológico das questões gerais da Educação Física brasileira, o trabalho se propõe ainda a apresentar o que é denominado por sua autora de "possibilidade superdora no planoda cultura corporal".A Educação Física realmente vinculada aos rituais pedagógicos da escola, precisam passar por uma nova fase de crítica e de reformulações. Portanto, o presente trabalho, encaminha-se para este propósito também. Ele não permanece apenas na crítica ao esporte e a Educação Física do ponto de vista pedagógico, mas se propõe a abrir uma ampla discussão em torno das questões epistemológicas mais abrangentes que fundamentam a prática da Educação Física e, em especial, o ensino dos esportes. Por fim, também para não ficar apenas no plano da crítica e do debate teórico-metodológico das questões gerais da Educação Física brasileira, o trabalho se propõe ainda a apresentar o que é denominado por sua autora de "possibilidade superadora no plano da cultura corporal".