Neste livro elabora-se uma síntese das teorias e investigações sobre a psicologia da orientação para os estudos, formações e profissões dos jovens ainda escolarizados ou dos adultos. Feito o ponto da situação sobre as problemáticas psicológicas da orientação nos seus contextos ideológico, social e económico, são apresentadas as duas grandes correntes de investigação neste campo. A primeira põe em correspondência as escolhas de orientação e as propriedades relativamente estabilizadas dos indivíduos. A segunda trata sobretudo da constituição e do desenvolvimento das identidades profissionais. Para cada um destes domínios, situados numa perspectiva histórica, pormenorizam-se os trabalhos mais recentes. Uma parte importante do livro é depois consagrada ao exame das práticas de ajuda à orientação. Expõem-se as diversas formas da entrevista de consulta e as principais prestações que podem beneficiar os consultantes. Analisam-se depois as principais tendências da educação para a orientação e as possibilidades hoje oferecidas pelas novas tecnologias da informação. Finalmente, apresenta-se um balanço das práticas e os autores interrogam-se sobre os seus fundamentos éticos. Verdadeiro instrumento de trabalho, esta obra muito completa dirige-se aos estudantes de psicologia, aos profissionais do ramo e a todos quantos, no âmbito das suas actividades, são confrontados com o problema da orientação: professores, formadores, gestores dos recursos humanos. JEAN GUICHARD é professor de Psicologia no CNAM (Conservatório Nacional das Artes e Ofícios), em Paris, e é também director do I.N.E.T.O.P. (Instituto Nacional de Estudo do Trabalho e de Orientação Profissional). MICHEL HUTEAU é professor emérito de Psicologia no CNAM (Conservatório Nacional das Artes e Ofícios), em Paris, e antigo director do I.N.E.T.O.P. (Instituto Nacional de Estudo do Trabalho e de Orientação Profissional).