O leitor deste Epitáfio, de Flávio Paranhos, terá a singular sensação de um estranho incômodo do que remete da morte para a vida agitada dos tempos que correm. Brás Cubas, de Machado de Assis, diria que é a dialética da campa e do berço, o que não desdiz da pena de um médico, como Flávio, que conhece os dois segredos e não se satisfaz com nenhum deles. Os contos deste livro mergulham numa inquietação, que sendo muito humano, nada lhe é estranho e paradoxalmente tudo é. Nessa inquietação humana correm as aparências e sob elas um fluxo de forças que irrompem nas situações mais corriqueiras e as desequilibram, instaurando aquilo que elas pretendem ocultar, mas logo sucumbem diante do inesperado e do inexplicável. Mas não se trata do velho desmascaramento da tradição realista, embora o processo não lhe seja de todo estranho. Os contos, conforme ensina sua melhor técnica, captam momentos, instantes de personagens até então "normais", mas, de repente, delirantes e rebelados, iluminados na prática da violência, do desregramento ou do pavor da morte, e da vida... Mas as causas não aparecem, nem neuroses declaradas, nem psicoses diagnosticadas, nem interesses contrariados. Quase sempre o estranho se revela como dimensão viva do cotidiano, a mais viva, que revela as múltiplas faces da desumanização do homem moderno. Os contos de Flávio Paranhos se estruturam numa linguagem seca, direta, sem retórica de perda, fruto da simplicidade alcançada no limite de um trabalho que sem fim de apuração. Essa linguagem é o veículo privilegiado para o tratamento dos temas, para a revelação do estranho e das ilusões de mistério da vida e da morte, da desorientação do ser humano, ocultando ela mesma a formação erudita do autor, sua familiaridade com a tradição filosófica, com a psicanálise culturais e sociais da modernidade. Com a leitura desses contos, o leitor se forma, sempre como problema de forma e formação, vivendo a experiência exemplar do que não é mais edificante, mas constituinte dos danos que todos sofremos e praticamos, e para os quais só a melhor literatura tem acesso e capacidade para revelar.